Home

INSTITUTO NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA PARA ESTUDOS SOBRE OS ESTADOS UNIDOS (INCT-INEU)

Quem Somos

 

O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos sobre os Estados Unidos (INCT-INEU) é um empreendimento inédito no Brasil, voltado à produção e difusão conhecimento qualificado sobre os mais diversos aspectos da realidade desse país, suas políticas e o impacto das mesmas no sistema internacional.

Criado em 2009, como parte do Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia — iniciativa do CNPq, em parceria com a CAPES e agências estaduais de fomento científico — o INCT-INEU recebe forte apoio da FAPESP, que responde por 50% dos recursos públicos investidos nos INCTs sediados no estado de São Paulo.

Organizado em rede, o INCT-INEU conta com ampla equipe multidisciplinar de pesquisadores (cerca de 80, dos quais 80% Doutores), que atuam em 17 Universidades brasileiras (além da UNICAMP, que é a instituição sede atualmente, as instituições, por ordem alfabética, são: PUC-RJ, PUC-SP, UERJ, UEPB, UFGD, UFGO, UFPB, UFPE, UFRGS, UFSC, UFU, UNB, UNESP, UNIFESP, UNILA, USP), além de um centro de pesquisa de grande tradição nas Ciências Sociais brasileiras, o CEDEC.

Inicialmente idealizado para desenvolver estudos sobre as relações exteriores dos Estados Unidos, pouco a pouco o INCT-INEU precisou incorporar em sua agenda temas relativos a instituições e processos (econômicos, socioculturais e políticos) domésticos. Hoje, as pesquisas da rede abrangem quatro grandes áreas:

  1. Política Econômica Internacional dos Estados Unidos
  2. Grande Estratégia e Política de Segurança dos Estados Unidos
  3. O Papel dos Estados Unidos nas Estruturas de Governança Global
  4. Instituições, Processos e Políticas Governamentais nos Estados Unidos
  5. Relações América Latina e Estados Unidos
  6. Relações Brasil e Estados Unidos

Obedecendo ao modelo previsto no Programa de Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia, o INCT-INEU, além da pesquisa propriamente dita, o INCT-INEU se empenha ainda na formação de pessoal qualificado e na difusão de conhecimentos sobre os Estados Unidos na sociedade brasileira.

A vocação educacional se realiza mediante o oferecimento de disciplinas específicas nos Programas de Graduação e de Pós-Graduação vinculados à sua rede, além de cursos e disciplinas de extensão e especialização oferecidos por membros da equipe. Destaque-se, nesse particular, a importância quantitativa e qualitativa do trabalho de orientação de Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado desenvolvido pelos pesquisadores-docentes do INCT-INEU. É através dele que o ideal universitário da união entre ensino e pesquisa se concretiza.

A disseminação do conhecimento sobre os EUA em público mais amplo se efetua por dois canais, principalmente: a Coleção Estudos Internacionais, mantida em convênio com a Editora da UNESP, e o site Observatório Político dos Estados Unidos, OPEU, onde são divulgados estudos acadêmicos e artigos breves sobre questões candentes da conjuntura.

Os membros do INCT-INEU também se empenham, de forma descentralizada, na realização de conferências, palestras, debates, cursos de curta duração, além de participarem de entrevistas e programas de meios de comunicação social, contribuindo com dados e análises para a compreensão das questões em pauta. Em todas essas dimensões, o INCT-INEU é inspirado no propósito de reduzir o hiato de conhecimento sobre os Estados Unidos existente na sociedade brasileira, a fim de capacitar tomadores de decisão, no setor público e privado, bem como atores sociais e formadores de opinião, a melhor aproveitarem as oportunidades abertas no relacionamento com esse país.

__________________________________________

Confira as nossas redes:

Facebook

Twitter

Youtube

___________________________________________
Leia também:

UMA LENTE SOBRE OS ESTADOS UNIDOS
Por Márcio Ferrari – Revista Fapesp

INEU EXPLICADO
Por Sebastião C. Velasco e Cruz – Coordenador do INCT-INEU