Home

Palavra Engajada de Reginaldo Moraes

Palavra Engajada de Reginaldo Moraes

Fundação Perseu Abramo (FPA), a Editora Unesp e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos sobre os Estados Unidos realizam na próxima segunda-feira, 13 de novembro, às 14h, um debate para lançamento do livro Palavra Engajada: exercícios de crítica e pedagogia política, que reúne 133 textos do professor, intelectual e pesquisador Reginaldo Carmello Corrêa de Moraes, selecionados e organizados pelos professores Sebastião Velasco e Cruz e Luis Fernando Vitagliano.

Participam como debatedores os professores Sebastião Velasco e Cruz (Unicamp), Iram Jácome (USP), IvanY Pino (Unicamp), além de Jézio Hernani (editora da Unesp) e Joaquim Soriano (Executiva Nacional do PT). A mesa será coordenada pelo professor Luis Fernando Vitagliano (EACH-USP).

“O livro reúne uma fração do conjunto dos textos de intervenção – artigos curtos, dirigidos ao público em geral – que Reginaldo escreveu nos últimos anos de sua caminhada”, destaca Velasco. O livro foi publicado em versão eletrônica pela Editora da Fundação Perseu Abramo (FPA), em 2020, e chega às mãos dos leitores em nova edição, também em papel, em coedição da Fundação Perseu Abramo com a Editora Unesp.


Reginaldo Carmello Corrêa de Moraes foi professor titular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos sobre os Estados Unidos (INCT-Ineu) e colaborador da FPA. Gradou-se e doutorou-se pela Universidade de São Paulo (USP). Foi colaborador do programa de Pós-Graduação em Ciência Política do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); professor do Programa de Ensino e Pesquisa em Relações Internacionais da Unesp, Unicamp e PUC-SP (Programa San Tiago Dantas). Entre outras publicações, lançou Estado, desenvolvimento e globalização (Editora Unesp, 2006); Educação à distância e ensino superior – introdução didática a um tema polêmico (Editora Senac, 2010). E pela Fundação Perseu Abramo lançou Bloco de Esquerda e Podemos: dois experimentos de organização na nova esquerda europeia (2016); e Rural, Agrário, Nação: Reflexões sobre políticas e processos de desenvolvimento na era da globalizaçãoCapitalismo, classe trabalhadora e luta política no início do século XXI (2017); e Os ricos e poderosos (2019). Perdemos a força do pensamento de Regis em 26 de agosto de 2019.


Serviço:

Debate sobre o livro Palavra engajada: exercícios de crítica e pedagogia política

Autor: Reginaldo Carmello Corrêa de Moraes (in memorian)
Debatedores: Sebastião Velasco e Cruz, Iram Jácome, Carmem Moraes, Jézio Hernani e Joaquim Soriano. Coordenação: Luis Fernando Vitagliano.
Segunda-feira, 13 de novembro, às 14h, na Editora Unesp (Praça da Sé, 108)